Opinião - Semana da Segurança Pública


17/08/2017 18:06 | Welson Gasparini*

Compartilhar:


Em um momento em que o Brasil registra, em termos de violência, uma situação alarmante, a ponto da presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Carmen Lúcia, afirmar, em pronunciamento muito claro, que "o número de assassinatos no Brasil é maior do que nos países em guerra", merece louvores a iniciativa da Câmara Municipal de Ribeirão Preto (por atuação dos vereadores Mauricio Gasparini, Renato Zuccoloto e Fabiano Guimarães) de promover uma "Semana de Segurança Pública", iniciada na última segunda-feira (14/8) e com término nesta sexta (18/8). Segundo a ministra, 58 mil pessoas foram assassinadas no Brasil no ano passado, dando uma média de 170 assassinatos por dia!

Infelizmente, nós enfrentamos uma conjuntura lamentável na área da segurança pública: apesar de termos policiais militares, policiais civis e investigadores em número abaixo do necessário, as penitenciárias brasileiras, com capacidade para deter cerca de 400 marginais, estão hoje com mais de mil. Isto é: mais do dobro da sua capacidade. E qual é a recuperação desses detentos? Mínima, para não dizer nenhuma. Nossos presídios representam, na realidade, verdadeiras universidades de preparação para a ação criminosa: nos presídios, os marginais unem-se e, quando soltos, transformam-se em quadrilhas, espalhando pânico e terror em suas ações delitivas.

O que nós, políticos, podemos fazer para mudar essa situação? Unir-nos, é claro, na busca de alternativas capazes de acabar com as injustiças das quais o nosso povo é vítima e fazer, sobretudo, com que "Ordem e Progresso" deixe de ser um lema da bandeira nacional para se transformar em um símbolo de desenvolvimento e de progresso.

A questão da segurança pública é nacional e não apenas municipal, estadual ou regional; ela envolve, de modo global, toda a população que muda seus hábitos e se isola em apartamentos ou em condomínios fechados na tentativa de se proteger da ação dos meliantes; ela nos afeta a todos, seja como pedestres ou como motorizados, pois o ir e vir, a pé ou de carro, está sempre ameaçado! Tanto nas pequenas cidades como nas grandes metrópoles, há um clima de insegurança praticamente generalizado. Urgem, assim, ações práticas e efetivas a partir da união das pessoas de bem para o bem das próprias pessoas...

Aplaudo, portanto, a preocupação dos vereadores de Ribeirão Preto (encabeçada pelo meu filho, o Mauricio) em debater, durante toda esta semana, questões cruciais como o problema do policiamento e georreferenciamento na zona rural; Defesa Civil e Ordem Pública; o "Papel dos Consegs e GCM no contexto da Região Metropolitana"; e, sobretudo, o "Combate à Corrupção", essa chaga por meio da qual recursos públicos são desviados da saúde, da educação e da própria segurança pública para os bolsos de políticos desonestos e empresários inescrupulosos.

Welson Gasparini é deputado pelo PSDB e ex-prefeito de Ribeirão Preto

alesp