Luta contra usina em Piraju


06/09/2017 14:00 | Da assessoria do deputado Celso Nascimento

Compartilhar:


O deputado Celso Nascimento apresentou um requerimento na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável solicitando informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sobre o processo de autorização para explorar o potencial hidráulico do rio Paranapanema.

O parlamentar questiona também se há em andamento na Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) algum processo de licenciamento ambiental da referida obra.

"Piraju, que tem cerca de 40 mil habitantes, já possui três usinas. As terras sofreram impacto pelo alagamento do reservatório da usina Chavantes. A população está contra essa medida para proteger o trecho de sete quilômetros do rio Paranapanema, protegido por lei e tombado como patrimônio histórico-cultural, paisagístico e ambiental pirajuense", justificou o deputado.

O projeto para a construção da central hidrelétrica, empreendimento denominado PCH Piraju II, está ligado à empresa gaúcha ECBrasil. "Esta área é justamente o último trecho natural do rio Paranapanema, onde estão quedas d´água, corredeiras e mata ciliar primária da Mata Atlântica. Além disso, a hidrelétrica alagaria as corredeiras do rio e traria sérios riscos ambientais e econômicos para a cidade", informou Celso Nascimento.

"Assim como a população de Piraju, estou preocupado com essa questão. Farei todo o empenho para que o patrimônio da cidade seja preservado" encerrou o deputado.

alesp