Opinião - O Brasil não é depósito de lixo


19/09/2017 14:38 | Welson Gasparini

Compartilhar:


Li certa vez em um jornal que fiscais da Receita Federal impediram a entrada de 40 toneladas de lixo no Brasil. A notícia referia-se ao fato de funcionários do Posto de Itajaí, em Santa Catarina, impedirem a entrada do lixo que estava distribuído em dois contêineres procedentes do Canadá.

De acordo com a notícia, os fiscais, ao fazerem a conferência física, detectaram que a mercadoria declarada como "polietileno" era, na verdade, lixo.

Essa "mercadoria" foi apreendida e espero que tenha sido devolvida aos responsáveis por essa remessa no Canadá.

Mas será que o envio de lixo de outros países para o Brasil foi só naquela ocasião? Será que o responsável pelo envio dessa carga é o único que acredita ser o nosso país um depósito de lixo?

Nossos limites de fronteiras são muito extensos e certamente não é fácil realizar uma fiscalização correta, ainda mais quando existem tantas formas de burlá-la. A maior prova é que são rotineiras as notícias mostrando como entram com facilidade, no Brasil, drogas, armas e mercadorias, em geral resultantes de contrabandos.

Infelizmente nossos fiscais e policiais são insuficientes em número e em recursos para, com suas atuações, interromperem essa invasão ao território nacional por esses contrabandistas com suas ações criminosas.

Salta aos nossos olhos a quantidade de mercadorias resultantes de contrabandos que são vendidas livremente em logradouros públicos, concorrência desleal com comerciantes, produtores e industriais brasileiros.

Armas modernas e poderosas ingressam também com facilidade em nosso país. Os bandidos possuem melhores armas do que os nossos policiais e por este motivo realizam com êxito tantos crimes. Enquanto os marginais dispõem de arsenais formados pelo que há de mais avançado na tecnologia armamentista, nossa polícia padece com armamento tecnologicamente defasado.

Não bastasse tudo isso, ainda temos de registrar, contristados, esse absurdo do Brasil ser considerado como "um bom depósito de lixo".

É preciso reagir. Não podemos aceitar esta situação de aterro sanitário do mundo quando temos tudo para ser um dos países mais desenvolvidos do planeta, exemplo de uma nação séria e progressista. Para isso tornar-se realidade, precisamos de governantes honestos, capazes e idealistas.

E a democracia dá ao povo, felizmente, através do voto, o poder de entregar o governo a lideres dotados destas qualidades, capazes de provar que o Brasil não é "um depósito de lixo" porque tem um povo apto a tornar-se exemplo de desenvolvimento, ordem, progresso e respeito aos demais países.

Welson Gasparini é deputado pelo PSDB e ex-prefeito de Ribeirão Preto

alesp