Opinião - Brasil, Pátria amada!


21/09/2017 14:35 | Coronel Camilo

Compartilhar:


A Constituição Federal dispõe que são quatro os símbolos oficiais do Brasil: a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, o Brasão da República e o Selo Nacional. A apresentação e uso desses símbolos são regulados por lei. O dia 18 de setembro é a data oficial de celebração desses símbolos.

Eles representam o Brasil dentro e fora do território nacional, são usados em cerimônias, documentos, eventos e localidades oficiais. Ofensas e desrespeito a estes símbolos não podem ser admitidos, pois representam a própria Pátria e tais ilícitos são uma ofensa ao próprio povo brasileiro.

Acontece que circula nas redes sociais uma filmagem que mostra um grupo de policiais militares retirando de black blocs mascarados e agressivos uma Bandeira Nacional que estava sendo pisoteada e cuspida por estes em pleno Dia da Independência do Brasil.

Se lançarmos nossos olhares apenas em direção aos infratores, que se escondem atrás de máscaras e aglomerações para cometerem crimes, teríamos muito a lamentar, mas neste texto quero chamar a atenção para a conduta corajosa e patriótica daqueles jovens policiais militares no resgate da Bandeira Nacional.

Esse sentimento de amor e respeito ao nosso país demonstrado por aqueles valorosos militares nos dá o alento que nosso Estado tem servidores responsáveis e abnegados, que têm dentro de si um sentimento de missão, típico de pessoas que não se curvam diante das dificuldades e que não descansam enquanto não tiverem cumprido aquilo que lhes foi incumbido.

A Polícia Militar está há mais de três anos sem qualquer reajuste salarial e vivenciando muitas vezes a falta de estrutura adequada para trabalhar. Mesmo assim, diariamente, esses homens e mulheres abnegados provam o seu valor, alcançando os melhores resultados do país no combate à criminalidade.

Este exemplo e tantos outros dão orgulho ao povo paulista e nos fortalecem na luta que travamos por melhores condições de trabalho e salário para a Polícia Militar do Estado. Fui Comandante-Geral dessa Corporação por três anos e sei quão valorosa ela é e quão honrados são os seus integrantes, sempre dispostos a servir aos cidadãos e à Pátria.

Não ignoramos que o país vive dias muito difíceis. Mas acreditamos que com trabalho e determinação podemos superar essa crise. Quanto mais amarmos a nossa Nação, mais força teremos para transformá-la num lugar melhor e digno para todos nós.

Coronel Camilo é deputado pelo PSD

alesp