Opinião - Poupatempo Ambiental


26/09/2017 16:03 | Welson Gasparini

Compartilhar:


Notícias boas devem, sempre, repercutir. É o caso da implantação em Ribeirão Preto, ainda neste ano " conforme anunciou o secretário estadual do Meio Ambiente Mauricio Brusadin ao atender a solicitação formalmente apresentada pelo vereador ribeirão-pretano Maurício Gasparini " de um Poupatempo Ambiental, voltado à solução de problemas ambientais, como o licenciamento de projetos. Esse anúncio, daí sua relevância ainda maior, ocorreu durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, na manhã do último dia 4/9.

Como presidente da comissão de estudos criada na Câmara Municipal de Ribeirão Preto para analisar a instalação do Poupatempo Ambiental, Maurício destacou a importância dessa unidade não apenas para a cidade sede como para todas as 34 cidades integrantes da região metropolitana porque reunirá, em um único lugar, todos os serviços e órgãos ambientais, como a Secretaria do Meio Ambiente, a Agência Ambiental da Cetesb, o Instituto Florestal, a Fundação Florestal, a Guarda Civil Ambiental e o posto da Polícia Ambiental. Essa unidade oferecerá ainda, à população local e regional, um espaço para realização de programas e eventos voltados a educação e interpretação ambiental, orientando sobre o preenchimento do cadastro ambiental rural (CAR) e facilitando o acesso aos serviços de licenciamento, autorizações e ações fiscalizatórias.

Em nota em meu blog, publicada no dia 4/9, qualifiquei aquele fato como "extremamente positivo!". Também o prefeito Duarte Nogueira, em nota oficial, comemorou: "essa é uma excelente notícia. O Poupatempo acelerará o licenciamento sem desrespeitar as regras ambientais. Isso facilitará muito os empreendimentos e a vida de muitas pessoas de Ribeirão Preto e de todas as cidades da região".

Até novembro, de acordo com o secretário Brusadin, esse Poupatempo Ambiental " para júbilo de ambientalistas como o presidente da Associação e do Sindicato Rural de Ribeirão Preto, Joaquim Augusto Azevedo Souza " será efetivamente montado e inaugurado, dentro da ideia central de agilizar os serviços e garantir a rápida execução de todas as leis para emissão dos licenciamentos. É, sem qualquer dúvida, uma grande conquista não apenas para a cidade de Ribeirão Preto como, igualmente, para toda a região metropolitana por ela sediada.

Merece louvores, por iniciativas como esta, o governo Geraldo Alckmin, sempre inovando e buscando facilitar a vida dos cidadãos paulistas em um combate sem tréguas " felizmente bem sucedido " à burocracia. É um governo, podemos assim defini-lo, que funciona como uma empresa, invariavelmente empenhado em bem atender a sua "clientela", no caso os moradores das grandes, médias e pequenas cidades do nosso Estado.

Welson Gasparini é deputado pelo PSDB e ex-prefeito de Ribeirão Preto

alesp