Luta por contratação de aprovados em concurso


05/10/2017 15:57 | Da assessoria da deputada Márcia Lia

Compartilhar:


A deputada Márcia Lia protocolou no Ministério Público, no dia 27/9, uma representação contra o Governo do Estado requerendo a contratação de policiais civis e técnicos científicos aprovados em concursos públicos de 2013. As polícias sofrem com a falta de pessoal e de investimentos.

"Existe uma grande expectativa dos aprovados em serem efetivados, mas nenhuma disposição do governo em convocá-los. Já pedimos o cronograma de convocação para os aprovados para as Polícias Civil e para a Técnica Científica, mas a resposta é que a convocação está à critério do governador.

O documento entregue aponta a necessidade da nomeação dos aprovados do concurso de 2013 como garantia da dignidade e melhores as condições da segurança no Estado.

O texto encaminhado pela deputada mostra que todos os postos das carreiras dessas polícias contam com déficit de profissionais, com variação de 17% para delegados até 40% para atendente de necropsia.

No ano passado, Márcia Lia apresentou o PLC 28/2016, que regula todo o processo de realização de um concurso, desde a escolha da empresa que fará a prova até a determinação de contratação de todos os aprovados, entre outras regras.

O projeto visa evitar o desgaste e prejuízo dos candidatos, bem como impedir fraudes nos processos, a arrecadação ilimitada por parte das empresas organizadoras das provas e o uso dos concursos para garantir votos em período pré-eleitoral. O projeto está em tramitação na CCJR.

alesp