Secretaria da Educação reduz quadro de apoio em escola


09/10/2017 13:57 | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:


A Diretoria de Ensino Norte 1 determinou a remoção compulsória de sete agentes de organização escolar da EE Brigadeiro Gavião Peixoto, no bairro de Perus. A ação, denunciada pelo deputado Carlos Giannazi na quinta-feira (5/10) no plenário da Alesp, tem o objetivo de cobrir um déficit de funcionários ainda maior em outras unidades da região. "Entrei em contato com a Secretaria da Educação e fui informado de que algumas escolas da Norte 1 não têm um único funcionário no quadro de apoio", alertou.

Giannazi explicou que a Gavião Peixoto é a maior escola pública da América Latina, com 36 salas e quase 4 mil alunos, e que seu módulo de 70 servidores já está desfalcado em ao menos 30 profissionais. "Alckmin não tem nenhum compromisso com a escola pública, nem com os servidores e muito menos com os alunos. Toda a rede estadual sofre com a falta de funcionários, mas o governo não realiza concursos."

O deputado salientou que há na secretaria uma grande evasão de servidores administrativos, principalmente por conta dos baixos salários: um agente de organização escolar tem salário de R$ 971,78 por mês para jornada de oito horas. Além disso, a falta de recursos humanos e materiais tornam as condições de trabalho extremamente desgastantes. "São esses trabalhadores da educação que fazem tudo funcionar. Temos de valorizar esses servidores porque eles são fundamentais."

alesp