Opinião - Amor em ação para o Outubro Rosa


09/10/2017 15:40 | Deputado Celso Nascimento

Compartilhar:


Outubro chegou. E com ele chega também mais uma edição da campanha nacional de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. O Outubro Rosa chega à sua décima edição e a temática deste ano é o empoderamento do paciente para enfrentar a doença. Para marcar o início de mais esta mobilização, por iniciativa minha e da deputada Clélia Gomes, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) realizou na terça-feira (3/10) solenidade de abertura oficial do Outubro Rosa " Amor em Ação 2017. O evento foi no Auditório Franco Montoro.

Nossa iniciativa teve como objetivo alertar as mulheres sobre a importância de realizar seus exames, como a mamografia e o autoexame regular. Sabemos que quanto mais cedo a doença é descoberta maiores são as chances de cura total e menores são os riscos de extração da mama atingida pela doença. Sendo assim, os exames preventivos são fundamentais para o sucesso do tratamento. Portanto, campanhas como esta do Outubro Rosa são absolutamente necessárias e de extrema importância.

O evento na Assembleia Legislativa contou com a presença de diversas personalidades, além de médicos, psicólogos, representantes de entidades e de associações voltadas à cura e ao tratamento do câncer.

Foram proferidas palestras sobre prevenção, tratamentos alternativos, novas tecnologias e avanços da medicina, além da abordagem de outros temas sobre empreendedorismo e empoderamento feminino.

As representantes das entidades Mamas do Amor, Fernanda Chahin Bali, e do Amor em Mechas, Débora Vivaldi, falaram sobre suas histórias de vida e de superação, e sobre a importância do voluntariado e da solidariedade entre mulheres que passam pelo tratamento de câncer.

Durante a solenidade, a cantora Paulah Gauss fez uma apresentação especial em homenagem a todas as mulheres presentes. Foram distribuídos materiais informativos e brindes, e houve sorteios de livros. Enfim, nosso objetivo foi fazer deste evento uma oportunidade para que todos os participantes recebessem as informações mais variadas, de profissionais renomados.

O câncer de mama é o tumor mais comum entre as mulheres e o que mais mata, depois do câncer de pele. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), esse tipo de câncer representa cerca de 28% dos novos casos que são registrados todos os anos.

Um dado preocupante é que, atualmente, quase 50% das pacientes atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) descobrem o câncer em estágio metastático, ou seja, quando as chances de cura são muito pequenas. Por isso o Outubro Rosa é tão significativo: porque ele chama a atenção para a importância da prevenção, do autoexame das mamas, da atenção redobrada e do diagnóstico precoce. Quando a doença é detectada no início, as chances de cura são bem maiores.

O chamamento para o Outubro Rosa não é apenas para as mulheres, mas para todos, uma vez que o câncer de mama atinge também os homens e porque a informação é uma ferramenta poderosa para enfrentar a doença.

Celso Nascimento é deputado pelo PSC

alesp