Evento em defesa do Hospital Universitário da USP


18/10/2017 16:25 | Da assessoria da deputada Leci Brandão

Compartilhar:


A deputada Leci Brandão esteve no último dia 17 na Universidade de São Paulo (USP), zona Oeste da capital, para manifestar apoio à luta em defesa do Hospital Universitário da USP. Ao longo do último ano a instituição perdeu inúmeros profissionais, restringiu o pronto atendimento e reduziu fortemente o número de cirurgias, em especial o número de partos. Também há uma forte ameaça que o hospital deixe de ser gerido pela universidade, com graves consequências sobre o papel que sempre cumpriu na formação de profissionais de saúde. O evento foi organizado pelo Coletivo de Moradores Butantã na Luta, que está mobilizando professores, alunos, funcionários e a população que utiliza o Hospital Universitário para lutar contra o desmonte da instituição.

Leci ressaltou a importância da luta popular neste momento grave que o país está vivendo, com perda de direitos sociais, principalmente na área da saúde e da educação, com corte de verbas que afetam, principalmente, a população mais pobre que depende dos serviços públicos.

Durante o encontro, a pesquisadora Rachel Moreno apresentou os resultados de um levantamento feito com 300 usuários do hospital sobre a qualidade dos serviços prestados. Segundo ela, o resultado foi extremamente positivo.

Criado há 35 anos com o objetivo de complementar a formação de profissionais de saúde e estudantes, o hospital é o principal equipamento de saúde da região, atendendo a uma população de cerca de 450 mil pessoas, além da própria comunidade universitária.

alesp