Opinião - Avançar sem perder a educação


31/10/2017 15:45 | Vitor Sapienza

Compartilhar:


Estava aguardando a minha vez em um consultório médico, quando um jovem de aproximadamente dezoito anos entrou na sala e disse "boa tarde". Por incrível que pareça, levei um susto, já que nos dias atuais, atitudes que expressem a educação, infelizmente, são raras. Cumprimentar as pessoas, ser gentil, ter respeito são atitudes em desuso, por isso realmente me assustei.

Sem dúvida alguma, a atual civilização trouxe alguns avanços em muitas áreas. Na comunicação tecnológica os avanços foram enormes: televisão em cores, controle remoto, computadores, a internet, entre outros, favoreceram o acesso à informação e de forma rápida e abrangente.

Na medicina, os exames, as vacinas e os testes de laboratório... nem se fala! Muitos foram os avanços na busca da cura de algumas doenças, na prevenção de tantas outras, no tratamento mais eficiente para tantas enfermidades...

E na área dos transportes? O surgimento do metrô, os modernos aviões, os ônibus com ar condicionado, os automóveis cada vez mais modernos e seguros, entre tantos outros avanços.

Para todas essas ferramentas que estão a serviço de nosso bem-estar, de nosso conforto, de nosso desenvolvimento, dou nota 10.

Contudo, toda essa modernidade não substitui alguns elementos fundamentais para nós, seres humanos. Estou me referindo aqui ao convívio familiar, à demonstração de amizade e respeito com nossos parentes e amigos, à gentileza... e nesses quesitos, avalio a humanidade com as notas mais baixas.

E aqui, nesta espécie de desabafo, nem ouso mencionar o relacionamento com Deus. Seja na crença que for, pois respeito as diversas confissões religiosas, a minha avaliação também não é animadora.

Alguns costumes não deveriam sair de moda, mas infelizmente estão se perdendo. Pessoas sempre com pressa, que dedicam seus mais atentos olhares às telas de um celular, mas que tropeçam em outras sem ao menos desculpar-se.

Atualmente, notamos pais que têm medo de transmitir valores, princípios, bons costumes ao educar seus filhos e netos. Esquecem que um dia serão tratados pelos netos da forma como hoje ensinam seus filhos a tratarem os pais. As crianças crescem!

Crianças que já não falam com seus pais nas salas de suas casas, mas que, ao invés disso, se comunicam intensivamente por meio de aplicativos de mensagens.

Não há tempo para o outro. Não há tempo para nutrir relacionamentos. E se continuarmos a forra que infelizmente boa parte dos meios de comunicação nos ensinam, alguns comportamentos simples, mas grandiosos ao demonstrar que uma pessoa é educada, com certeza, sairão do nosso convívio, tais como o "por favor", "obrigado", "com licença", "desculpe" e tantas outras.

Ainda há tempo de acordar e mudar. Mas é preciso postura e coragem para entender que avançar em modernidade não significa retroceder em educação!

Vitor Sapienza é deputado estadual pelo PPS

alesp