Funcionários da Unesp temem ficar sem 13º salário


21/11/2017 11:59 | Da assessoria da deputada Márcia Lia

Compartilhar:


Os funcionários do corpo técnico-administrativo e docentes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) estão preocupados com a possibilidade de não receberem o 13º salário no próximo mês. Um grupo procurou o mandato da deputada Márcia Lia com essa preocupação.

"O Orçamento 2017 da universidade não traz dotação orçamentária para o pagamento do 13º salário e não existe uma movimentação aparente do Governo do Estado para prover esse recurso. Encaminhamos um documento ao senhor governador pedindo informações sobre isso", diz Márcia Lia.

A parlamentar protocolou requerimento de informação sobre o pagamento do 13º salário dos funcionários da universidade. O texto lembra que o Orçamento 2017 da Unesp traz apenas 12 folhas de pagamento dos técnicos e docentes, ou seja, não apresenta provisionamento para o benefício, e questiona se houve uma discussão entre a reitoria e o governo para abertura de crédito suplementar para o 13º.

Em nome dos servidores, a deputada quer saber quais são os encaminhamentos previstos para que os funcionários não sejam prejudicados e qual a previsão de liberação do recurso.

O requerimento de informação ainda toca em outro ponto importante a respeito dos salários dos servidores unespianos: quer saber do governador se existe o risco de congelamento dos salários no próximo ano. O assunto também tem circulado nos bastidores com muita força.

"Esperamos uma resposta do governo do Estado que demonstre seu respeito pelo trabalho desses servidores. Que isso não passe de boato e que eles recebam a remuneração a que têm direito. Pode não ser a ideal, mas ainda assim é de remuneração de direito de cada um dos técnicos e docentes", reforça Márcia Lia.

De acordo com dados da universidade, a Unesp tem atualmente 3.631 docentes e 6.449 técnicos ativos. Eles atendem a 51.896 alunos de 135 cursos de graduação e 147 programas de pós-graduação.

alesp