Arealva pode ser "Município de Interesse Turístico"


21/11/2017 12:01 | Da assessoria do deputado Pedro Tobias

Compartilhar:


O deputado estadual Pedro Tobias apresentou, na Assembleia Legislativa, o projeto de lei nº 1018/2017 solicitando que Arealva seja classificada como "Município de Interesse Turístico" (MIT). O parlamentar tomou essa iniciativa após ter recebido o Plano Municipal de Turismo das mãos do prefeito de Arealva, Elson Banuth, e dos membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

 Em sua propositura, Pedro Tobias ressalta que Arealva tem grande vocação turística para conquistar o importante título de MIT. "Arealva, localizada às margens do Rio Tietê, conta com uma prainha reestruturada, que visa atrair mais turistas e gerar novos empregos no setor. Além disso, está próxima ao Quilombo, com suas águas termais, antigas fazendas, pesqueiros, bela praça e igreja matriz", destaca o deputado.

 Pedro Tobias também salienta que Arealva conta com o aeroporto "Moussa Tobias", de porte internacional, localizado a 34 quilômetros do centro da cidade e, em breve, terá seu Porto Intermodal. "O transporte aéreo poderá ser complementado pelo transporte hidroviário e terrestre, já que as estradas que dão acesso à Arealva são de boa qualidade e próximas de outras importantes rodovias da região, como a Marechal Rondon e a Castelo Branco", afirma o parlamentar.

 Na avaliação de Pedro Tobias, o município de Arealva possui vários pontos turísticos e dispõe de infraestrutura necessária para atender aos visitantes de acordo com a lei estadual nº 1261/2015. "Arealva cumpre todos os requisitos legais para obter a classificação de interesse turístico", ressalta o deputado.

 Agora, o projeto de lei de autoria do deputado Pedro Tobias tramita por cinco sessões ordinárias no plenário da Alesp e, em seguida, será analisado por uma comissão técnica no Dadetur, órgão vinculado à Secretaria de Turismo do Estado.

Pedro Tobias lembrou que, até o momento, 51 cidades já conseguiram o título de "MIT" das 140 vagas existentes no Estado de São Paulo. Deste total, 7 são da região de Bauru : Agudos, Iacanga, Sabino, Itapuí, Jaú, Lençóis Paulista e Lins.

alesp