PSOL entra com ação para investigar denúncia


27/11/2017 14:42 | Da assessoria do deputado Raul Marcelo

Compartilhar:


O Partido Socialismo e Liberdade entrou na última quarta-feira (22/11) com representação exigindo investigação da TV Globo quanto às denúncias sobre pagamento de propina para obtenção dos direitos de transmissão exclusivos de campeonatos de futebol, inclusive as Copas do Mundo de 2026 e 2030.

O texto exige que as denúncias sejam exaustivamente apuradas e, caso comprovadas, haja a cassação da concessão pública sobre a qual a Globo opera no Brasil.

A denúncia surgiu após depoimento de Alejandro Burzaco, ex-executivo da empresa argentina Torneos y Competencias (TyC Sports), que relatou que a Globo foi uma das seis empresas de televisão que pagou propina por direitos de transmissão de campeonatos internacionais de futebol (Copa do Mundo, Copa Libertadores e Copa Sul-Americana). A empresa brasileira teria pago US$15 milhões em propina. Burzaco é testemunha de acusação do ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) junto à Justiça dos Estados Unidos.

A investigação envolve, também, agentes da Fifa, entidade máxima do futebol mundial. A acusação apurada nos EUA dá conta de que, de 1991 até hoje, a Fifa se envolveu em diversos crimes, incluindo parcerias ilegais com executivos de marketing e contratos de exclusividade com emissoras de televisão (como a Globo) em troca de propina.

A ação dos partidos ressalta a importância da investigação, já que, no Brasil, as emissoras dependem de concessão pública para poder transmitir sua programação, "prestando, assim, serviço público e de relevância pública, sendo as condutas relatadas pelo Sr. Alejandro Burzaco de efeitos deletérios à concorrência no que se refere ao mercado de transmissão dos torneios internacionais de futebol no Brasil, bem como à economia, em geral", comentou o deputado Raul Marcelo.

alesp