Departamento de Perícias Médicas pode estar sofrendo ingerência política


06/12/2017 06:17 | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:


Carlos Giannazi apresentou às comissões de Educação e de Direitos Humanos da Assembleia requerimento para a convocação da diretora do Departamento de Perícias Médicas do Estado (DPME), Bartyra Camara Gomes Granata. O deputado acredita estar havendo uma orientação política para que sejam negados os pedidos de renovação dos laudos médicos de readaptação, o que impede a continuidade do tratamento dos professores que se encontram impossibilitados de lecionar.

"Existem diversas doenças que são adquiridas na rede estadual de ensino por causa das péssimas condições de trabalho, atingindo não só professores, mas também gestores e agentes de organização escolar", afirma o parlamentar, que aponta a superlotação de salas, a violência nas escolas e a falta de estrutura material e humana como os principais fatores que levam a transtornos físicos e psiquiátricos. "A recusa de renovação dos laudos é uma agressão à dignidade humana dos profissionais da educação", alertou.

Giannazi questiona o fato de o DPME estar subordinado à Secretaria de Planejamento, e não à Secretaria da Saúde. "Como há muitos afastamentos por motivo de saúde, a burocracia do governo quer tapar o sol com a peneira. Em vez de melhorar as condições de trabalho, quer que os professores continuem lecionando mesmo que estejam doentes".

alesp