Opinião - Polícia Militar: a guardiã do povo paulista


14/12/2017 13:14 | Coronel Camilo

Compartilhar:


Criada em 15 de dezembro de 1831, época em que São Paulo ainda era uma província, a Polícia Militar paulista cresceu junto com o Estado de São Paulo. Chamada inicialmente de Corpo de Guardas Municipais Permanentes, a instituição se tornou, ao longo de sua existência, a maior corporação policial do Brasil, a terceira maior militar da América Latina.

Em 1970, já intitulada de Força Pública, se fundiu com a Guarda Civil e recebeu a denominação atual de Polícia Militar contando com aproximadamente 100 mil policiais.

Assim como os números do Estado paulista, os da Corporação também são superlativos. A PM atende, em média, 3.900 ligações de emergência por hora; apreende 400 kg de entorpecentes por dia; 930 armas por mês; realiza cerca de 15 detenções de infratores por hora e recupera 90 mil veículos por ano. Além disso, presta uma infinidade de serviços na área social, como realização de partos emergenciais e palestras de prevenção às drogas.

Um Estado não se desenvolve sem segurança!

As forças policiais dão a garantia necessária para que a população e os empreendedores possam realizar as suas atividades. A Constituição Federal atribui à Policia Militar a missão de realizar o policiamento ostensivo e trabalhar pela preservação da ordem pública.

Tive o privilégio de trabalhar nesta Corporação por 33 anos, vindo a comandá-la no período de 2009 a 2012. O orgulho que sentimos é de ver a Polícia Militar uma instituição cada vez mais forte, preparada, que se atualiza constantemente para atender uma população cada vez mais exigente. Atualmente, como deputado estadual, nosso esforço é para que esse árduo trabalho possa ser reconhecido tanto pelo governo como pela sociedade.

Com mais de 44 milhões de habitantes, o Estado de São Paulo é o mais populoso do país e o mais rico da federação. Para fazer frente a estes desafios, a PM atua diuturnamente nos 645 municípios do Estado, fazendo-se presente na vida da população paulista nas mais diversas modalidades, como no Policiamento de Choque, Rodoviário, Ambiental, Corpo de Bombeiros, Trânsito e Patrulhamento Aéreo, dentre outros.

Esta valorosa Corporação, mesmo pertencendo ao Estado mais rico da federação, está há mais de três anos sem reajuste salarial. O melhor presente que cada policial militar poderia receber neste dia 15 de Dezembro seria a notícia da apresentação, por parte do governo do Estado, do projeto de lei propondo essa merecida recomposição salarial.

Coronel Camilo é deputado pelo PSD

alesp