Frente pauta a importância da pesquisa pública no Estado


15/12/2017 06:51 | Da assessoria do deputado Carlos Neder

Compartilhar:


A Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos de Pesquisa e Fundações Públicas do Estado de São Paulo, coordenada pelo deputado Carlos Neder (PT), realizou na terça-feira (12/12) o último encontro de trabalho do ano. Na reunião, ocorrida no auditório do Instituto Butantan, foram realizados o balanço das atividades da Frente em 2017 e o planejamento das ações do coletivo para o próximo período. A reunião foi conduzida pela assessora parlamentar Aline Andrade, pois o deputado Carlos Neder estava na Assembleia Legislativa (Alesp) em processo de votação do orçamento estadual e outros importantes projetos.

Durante a reunião da Frente, Aline informou aos participantes que o deputado Neder é autor de emenda ao orçamento que destina R$ 5 milhões para os Institutos Públicos de Pesquisa, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI). O recurso solicitado pelo deputado destina-se a viabilizar o custeio dos institutos em 2018. A assessora parlamentar alertou, porém, para a necessidade da mobilização dos pesquisadores junto à Alesp para que o recurso seja de fato destinado aos institutos e não se perca no escopo da SDECTI.

A pesquisadora do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado (IPT) Ros Mari Zenha ressaltou o papel fundamental do trabalho da Frente, sob a coordenação de Neder, para levar para dentro da Alesp e provocar a discussão entre os parlamentares sobre importantes temas para o desenvolvimento da ciência e tecnologia e da pesquisa no estado de São Paulo. O debate sobre os impactos do novo marco legal de C&T no estado, o orçamento dos institutos de pesquisa, a valorização de pesquisadores e quadro de apoio técnico e o desmonte de institutos ligados ao meio ambiente foram alguns dos temas levantados pela frente na Assembleia.

As atividades da Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos de Pesquisa e Fundações Públicas do Estado de São Paulo devem ser retomadas oficialmente em fevereiro, após o recesso parlamentar. Entre os temas que devem continuar na pauta do coletivo estão a recomposição dos recursos humanos, pesquisadores e quadro técnico dos institutos públicos estaduais e discussões para acompanhar o plano de desenvolvimento de ciência e tecnologia do estado, entre outros assuntos.

alesp