Imperatrizes e baluartes do samba paulista tomam posse na Alesp


15/12/2017 20:17 | Léo Martins

Compartilhar:


A noite da última quinta-feira (14/12) foi de samba no Auditório Franco Montoro. O Império das Baluartes do Samba do Estado de São Paulo deu posse a integrantes de diversas escolas de samba da capital em ato solene.

O evento teve apoio do deputado Alencar Santana (PT). "O samba está na nossa raiz e na alma do povo brasileiro, hoje estamos aqui para homenagear essas mulheres que possuem muita vida, histórias e alegrias e transmitem isso no carnaval", disse.

O título é concedido a mulheres que realizaram atividades sociais em prol da comunidade. As sambistas que receberam o título também desempenham outras atividades fora das avenidas, como a enfermeira Noêmia Cavalcante, membro da velha guarda da escola Tom Maior. "Meu pai sempre me deixou ir para o samba, mas desde que eu tivesse uma formação. Conciliar o samba com o estudo é uma grande arte, só sendo sambista para fazer", disse.

Dos 71 anos vividos, a empresária Raquel Custódio dedicou 44 à Sociedade Rosas de Ouro. "Eu estou muito honrada, agradecida e feliz com essa homenagem, tudo que faço é para o meu pavilhão", disse.

"Essa mulheres têm uma carga de histórias em sua vida. Foram elas as responsáveis por levar suas famílias para o samba e cultivar a história africana", disse a escritora e sambista Maria Aparecida Urbano.

alesp