Opinião - Desenvolvimento moral


22/01/2018 11:19 | Welson Gasparini

Compartilhar:


É fantástico o desenvolvimento econômico e técnico alcançado pela humanidade, em todos os setores, nos últimos tempos. O homem, por meio de novos conhecimentos, ampliou os seus domínios e sofisticou o processo produtivo, reduzindo custos e multiplicando resultados. A tecnologia adquirida permite viagens e observações interplanetárias enquanto, na terra, se colhem recordes de produção e da melhor qualidade! É tão grande a série de novos conhecimentos que os seres humanos alcançaram, até notável ampliação nos anos de vida, vivendo mais e melhor!

É triste, porém, reconhecer: ao lado desse desenvolvimento econômico e técnico o mundo assiste " em um indesejado contraponto " um expressivo retrocesso no respeito aos valores morais e espirituais. Há, em praticamente todos os países, uma grande crise moral. Em alguns, como acontece lamentavelmente no Brasil, ela é maior, mas em todos é uma realidade. Deve-se ressaltar: essa crise moral, essa crise de caráter, não é privilégio de classe social ou econômica. Basta acompanhar o noticiário da imprensa e facilmente veremos como a conduta ilegal, imoral, corrupta e inescrupulosa tem como agentes tanto pessoas pobres e analfabetas quanto ricos e letrados. Homens poderosos, administradores privados ou públicos, agem desonestamente na busca do enriquecimento à custa da nação.

Nos dias atuais " e já me referi a esse aspecto diversas vezes " a grande regra é sempre levar vantagem, custe o que custar e a quem custar. E o pior é que, justamente pela falta de caráter, quem assim age chega a sentir orgulho das suas vitórias, das suas espertezas. Muitos outros sentem inveja destas "conquistas" e, certamente, fariam o mesmo, se tivessem oportunidades.

Aliás, em várias pesquisas de opinião, ficou claro: uma grande maioria, se tivesse oportunidades, buscaria o enriquecimento até mesmo praticando ilegalidades e imoralidades. Pensam que não estariam agindo de forma errada, mas sim sendo "espertos". A esperteza deixou de ser vista, assim, na concepção dessas pessoas, como defeito de caráter para ser uma qualidade, merecedora até de elogios: "Fulano é esperto...".

Esse é o grande problema ora vivido pelo Brasil e por praticamente todos os países do mundo. O mais grave: essa crise de valores morais só incomoda quando atinge determinada pessoa, que reclama. Para os demais, a vida continua...

No Brasil, apesar de a impunidade ser expressiva, pois muitos crimes são praticados sem a correspondente punição, os nossos presídios estão superlotados, e diariamente o noticiário da imprensa fala das barbaridades cometidas por marginais.

Essa é a realidade que precisa ser modificada. Não será tarefa de um dia, de um ano, de dez anos ou de toda uma ou mais gerações. Uma tarefa, ouso dizer, difícil, mas possível. Para isso é preciso uma autêntica revolução nas famílias, nas escolas e nas igrejas: um engajamento prioritário buscando recuperar a atual geração e preparar a próxima para conhecer, aceitar e viver uma vida baseada em valores morais e espirituais. Só dessa forma poderemos construir um mundo novo, de justiça social e de paz, onde o desenvolvimento econômico e tecnológico seja acompanhado, fundamentalmente, pelo desenvolvimento ético e moral.

Welson Gasparini é deputado pelo PSDB e ex-prefeito de Ribeirão Preto

alesp