Opinião - Reponsabilidade e seriedade não são "oba oba"


31/01/2018 11:45 | Welson Gasparini

Compartilhar:


Há, por parte de parcela da opinião pública, certa incompreensão quanto ao trabalho desenvolvido pelos deputados estaduais, com muitos considerando indicações e projetos autorizativos ou de nomeação de prédios/vias públicas como "oba oba" por não trazerem benefícios diretos à população. Discordo, evidentemente, dessa avaliação porque entendo que, quando se homenageia alguma pessoa por ter prestado relevantes serviços para determinada comunidade, esse reconhecimento público é uma forma até mesmo de se dar em exemplos aos mais jovens e aos demais moradores daquela comunidade. Quando alguém presta serviços ou tem atuação relevante em uma comunidade ele se torna, assim, um exemplo a ser seguido. Precisamos, mais do que nunca, de bons exemplos. Portanto, homenagear quem merece, a meu ver, é sim um ato de justiça a um procedimento meritório.

Aliás, a ação do Estado " como um todo " é muito pequena diante das necessidades da população mais carente. Como, portanto, não reverenciar a ação dos voluntários que, abandonando o conforto de seus lares, colocam-se em campo para socorrer os menos favorecidos? Como, por outro lado, negar o reconhecimento da "utilidade pública" ensejando a tais entidades, mantidas por voluntários, a possibilidade de realizar convênios ou receber subsídios do Estado, ainda assim inferiores às suas necessidades?

Em Ribeirão Preto e em todas as cidades daquela região " bem como na grande maioria das cidades brasileiras " orfanatos, creches, asilos e até escolas são mantidas por instituições religiosas ou particulares, sem qualquer participação do Poder Público.

Apresentei várias proposituras em 2017, destacando-se uma emenda ao orçamento estadual direcionamento recursos de R$ 10 milhões ao Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, para serem aplicados no atendimento integral e descentralizado aos pacientes do SUS, bem como no atendimento ambulatorial e hospitalar do próprio HC, envolvendo procedimentos de saúde de alta e média complexidade.

Não considero "oba oba", por outro lado, ter sido signatário de 8 requerimentos pedindo a abertura de comissões parlamentares de inquérito (CPIs), tendo entre outras finalidades verificar as condições dos imigrantes refugiados no Estado de São Paulo, levantar a situação dos lixões e aterros sanitários nos municípios, analisar como ocorrem as feiras itinerantes nas cidades do interior, investigar crimes cibernéticos, apurar o atendimento nos serviços de informação ao consumidor e abusos nos telemarketings. Também não vejo "oba oba" nos projetos conferindo o título de Município de Interesse Turístico a cidades vocacionadas para uma atividade tão importante no mundo de hoje como o turismo.

Resumindo: a ação parlamentar é um conjunto envolvendo o trabalho no gabinete, no escritório regional e, principalmente, junto aos municípios representados. Não há qualquer "oba oba" quando esse trabalho " do qual me orgulho " é executado com seriedade e responsabilidade.

Welson Gasparini é deputado estadual pelo PSDB e ex-prefeito de Ribeirão Preto

alesp