Opinião - Como se muda um país?


01/02/2018 11:05 | Vitor Sapienza

Compartilhar:


Como se muda um país?

A pergunta requer respostas das mais variáveis. Desde tratados complexos, até fórmulas mais simples. Temos conhecimento de ajustes das mais diversas naturezas: política, filosófica, econômica, social e até religiosa.

Mas, ao longo da minha existência, percebi que qualquer ação que vise uma mudança sistemática e profunda em nossa sociedade só alcança algum êxito quando têm como premissa o investimento na família e na Educação. Afinal, por meio delas é que são fincados os alicerces que darão respaldos às atitudes que as crianças tomarão quando adultas.

Há necessidade de estabelecermos e fixarmos situações que serão básicas para o futuro. Deveremos definir com clareza, por exemplo, o que é meu, o que é nosso e o que é dele ou deles.

Hoje definimos com clareza o que é meu. Exemplo claro está na reivindicação dos direitos individuais de cada cidadão. Já as obrigações, percebemos estar cada vez mais difícil de defini-las, quanto mais coloca-las em prática. É a sociedade pensando: "as vantagens são sempre nossas".

Porém, quando se tratam de problemas, eles são sempre deles, ou melhor, dos outros. Já é hábito do cidadão brasileiro transferir culpas e problemas para o próximo, jamais se inserindo no contexto da coletividade. Um exemplo típico está quando verificamos o lixo jogado no mar prejudicando a todos. Nessas situações, geralmente o discurso é sempre o de que a culpa ou é do governo ou dos outros.

Falta senso de autocrítica! Falta criarmos uma consciência coletiva e isso, sim, é responsabilidade da família e deve começar desde cedo. Portanto, se estamos diante dessa realidade, há também omissão minha, sua, de cada um de nós, enquanto cidadãos e família.

Está na hora de começarmos a enxergar que uma sociedade é composta por cada um de nós e, portanto, a responsabilidade dos atos é de todos e não só do governo.

Somente quando percebermos o nosso protagonismo e, assim, os nossos deveres para a construção de uma sociedade melhor é que alcançaremos nossos objetivos.

Vitor Sapienza é deputado estadual pelo PPS

alesp