Opinião - Loteria Paulista: a aposta certa para as santas casas


05/02/2018 19:08 | Davi Zaia

Compartilhar:


Todos sabemos que a saúde é, sem dúvida, um dos maiores problemas de nosso país e carece de atenção especial, visto que é a área que lida de forma direta e profunda com a vida das pessoas. E se tem algo que afeta não somente o indivíduo que passa pela situação, mas toda sua família, é o mau atendimento (ou a falta dele) em favor de sua saúde.

Contudo, sabemos também que, como qualquer serviço público, os atendimentos dessa área carecem de recursos, pois desde a consulta médica até a aplicação de um medicamento, tudo tem um custo, que é pago por cada um de nós em forma de taxas e impostos.

Ciente de todo esse mecanismo " necessidade de melhor atendimento versus necessidade de dinheiro " apresentei no ano passado, junto com os colegas deputados Vitor Sapienza e Orlando Bolçone, a Indicação 2271/2017 para a reativação da Loteria Estadual Paulista, assegurando às Santas Casas de Misericórdia do Estado o resultado líquido da sua arrecadação.

Nossa proposta é oferecer recursos reais para essas entidades que atendem quase sempre exclusivamente, em diversos municípios paulistas, as demandas de saúde. Essas instituições, por sua vez, vivem sob a aflição de terem recursos restritos e limitados aos repasses feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que, como sabemos, está com sua tabela desatualizada.

A Loteria Estadual Paulista está suspensa desde 2009. Contudo, São Paulo está entre os 14 Estados aptos a terem sua própria loteria. Isso porque esses Estados instituíram suas loterias antes da regulamentação do Decreto 207/1967, que regulamentou a competência sobre o assunto à União.

Em um país como o nosso, de gente que trabalha, que tem sobre suas costas uma pesada carga tributária e que mesmo assim não perde a fé na vida e no futuro, associar o costume das pessoas de fazer uma "fezinha" e ter mais recursos para investimento na saúde em todo o Estado é, com certeza, uma ótima aposta.

Davi Zaia é deputado pelo PPS

alesp