E o ano, enfim, começou


27/02/2018 11:45 | Davi Zaia

Compartilhar:


Embora não exista até hoje um consenso definitivo entre os antropólogos, podemos dizer que, entre os vários sentidos dados à palavra cultura, está também o reflexo da vivência do ser humano em sociedade. A palavra é de origem latina e deriva do verbo "colere", que significa cultivar ou instruir, e do substantivo "cultus", de cultivo ou instrução.

Toda essa introdução científica e etimológica vem para lembrar que 2018, finalmente, teve seu início após as folias do carnaval.

E, sim, esse processo de dar "start" nas atividades de toda a sociedade somente após o carnaval é um comportamento extremamente cultural do povo brasileiro. Ou seja, é o cultivo de hábitos que vêm de muito tempo atrás e que se perpetua no comportamento atual.

Acabadas as festas, é momento então de pensar no que queremos para este ano, que traz consigo momentos cruciais para nosso futuro, a curto, médio e longo prazos.

Após uma das maiores crises que o Brasil enfrentou, começamos a vislumbrar a saída da estagnação. Mas ainda não estamos livres dos impactos do cenário instalado em nossa sociedade. O desemprego ainda é alto, a falta de credibilidade ainda nos marca e a instabilidade provocada pelos escândalos políticos ainda são condicionantes para nosso desenvolvimento.

Por isso, acabado o carnaval, é hora de cada um de nós nos colocarmos a postos em favor do nosso país. É ano de mudança, que será possível graças ao processo democrático das eleições.

E, mais do que nunca, não será suficiente apenas ir às urnas para votar. Mais do que isso, serão necessários um diálogo profundo sobre os rumos de nosso país, a conscientização sobre o papel de cada cidadão e de seus representantes, o conhecimento sobre a vida, o trabalho e as propostas dos que pleiteiam um mandato.

O desafio começa agora. Afinal, depois de muita folia, 2018, enfim, começou! Agora é hora de muito trabalho! E vamos trabalhar!

Davi Zaia é deputado pelo PPS

alesp