Cursos de primeiros socorros para funcionários de escolas


08/03/2018 11:48 | Da assessoria do deputado Raul Marcelo

Compartilhar:


O deputado Raul Marcelo protocolou na última quarta-feira (7/3), na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), o projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de realização de cursos de primeiros socorros por pessoas que trabalham em escolas no Estado de São Paulo.

Um triste acontecimento em Campinas, em setembro do ano passado, motivou a apresentação deste projeto de lei, um fato triste, mas que poderia ter sido evitado. Um simples passeio de escola mudou completamente a vida da família de Lucas Begalli Zamora. O garoto, de apenas 10 anos, engasgou com o cachorro-quente e faleceu por asfixia mecânica. Possivelmente o final da história teria sido outro se o jovem Lucas tivesse recebido os primeiros socorros. Esperar pelo socorro do corpo de bombeiros ou pelo Serviço de Atendimento de Urgência (SAMU) não foi suficiente para salvar sua vida.

Diante disso, a propositura estabelece uma exigência mínima, que a escola tenha ao menos dois profissionais capacitados em primeiros socorros em todos os turnos. "A grande concentração de crianças e adolescentes justifica a adoção de uma medida preventiva que pode salvar vidas com treinamento simples e eficiente para situações de emergência", explica Raul Marcelo.

alesp