Opinião - Lazer para a melhor idade


08/03/2018 11:52 | Chico Sardelli

Compartilhar:


Momento muito gratificante para mim foi a entrega de um ônibus destinado especialmente às atividades dos grupos da Melhor Idade de Americana neste início de 2018. Uma reivindicação dos próprios participantes que encaminhei junto ao governo do Estado e agora a cidade recebe mais esse benefício. Ainda que pareça simples, diante de outras necessidades consideradas prioritárias pela população, é um importante instrumento para que a Melhor Idade tenha mais opções de lazer.

O prefeito Omar Najar e o secretário municipal de Assistência Social, Ailton Gonçalves Dias, acompanharam todo o processo de intermediação junto ao Estado e incentivam toda ação em prol da Melhor Idade. Essa parceria entre deputado, município e Estado é fundamental para a conquista de melhorias.

Estar com os idosos sempre traz muito bate-papo, boas risadas, troca de experiências e animação é o que nunca falta. Principalmente por parte das mulheres, que são a grande maioria nos grupos da Melhor Idade. Fica aí uma dica aos homens, para que também se integrem a essas atividades oferecidas em cada município.

Aliás, as Prefeituras têm um papel muito importante nesse contexto e devem definir programas e políticas públicas que despertem no idoso a motivação em ocupar seu tempo livre conquistado após anos de trabalho, dedicação e contribuição. É obrigação do poder público ajudar o idoso a manter seu equilíbrio físico e social, afastando-o do processo de isolamento, da vulnerabilidade a doenças.

Estudos atestam que o lazer na terceira idade despertam os potenciais criativos e sociais dos idosos, estimu­lando a socialização, o compartilharem de experiências, a sensibilidade, as emoções, a comunicação, o aprendizado, o que permite a eles uma vida ativa sem obrigações, com mais satisfação e qualidade, sendo valorizados e respeitados pela sociedade. Não há dúvidas que o lazer na melhor idade influencia de forma positiva na saúde e autoestima da pessoa.

Precisamos proteger e cuidar da população idosa, que já fez tanto para nós, seja na solidificação da família, nas conquistas do seu trabalho e na sua participação na comunidade. Que os nossos idosos vivam cada vez mais felizes, sentindo-se integrantes da sociedade. Vou deixar uma recomendação, pra quem tiver oportunidade de assistir, o filme "Um Senhor Estagiário". É muito bom!

Chico Sardelli é deputado pelo PV

alesp