Opinião - A ascensão da mulher na Polícia Militar


22/03/2018 11:53 | Coronel Camilo

Compartilhar:


Em meio às comemorações do Dia Internacional da Mulher, relembro medidas que tomamos durante o tempo em que estive à frente da Polícia Militar, no período de 2009 a 2012. Já no segundo ano de nossa gestão, conseguimos unificar os quadros masculino e feminino, permitindo que a policial pudesse progredir na carreira de forma mais igualitária e justa. A PM é uma das poucas organizações onde o homem e a mulher têm o mesmo salário no desempenho das mesmas funções.

Em muitos casos, havia problemas de progressão na carreira porque, por ser um quadro à parte, dependia da saída daquelas que estavam em postos mais altos para que a promoção acontecesse.

Devido a esta unificação dos quadros, abriu-se o leque de possibilidades às mulheres policiais militares, que passaram a partir de então serem nomeadas Comandante da PM, Chefe da Casa Militar e Juíza do Tribunal de Justiça Militar. Atualmente, aliás, a Casa Militar é comandada por uma mulher, a Coronel PM Helena dos Santos Reis.

Nossas decisões como Comandante-Geral sempre se revestiram pela preocupação de buscar a unidade e a justiça dentro da Polícia Militar. Os reajustes salariais à época - 15% em 2011 e 11% em 2012 -, por exemplo, tiveram o mesmo índice para praças, oficiais e pensionistas; e contemplou os policiais da ativa e os veteranos.

Como parlamentar, atentos a essa condição especial da mulher policial, que além de desenvolver a atividade profissional, se desdobra para atender as demandas do lar e da família, apresentamos emenda à PEC 04/2017, propondo que as policiais femininas se aposentem aos 25 anos, o que não foi aprovado, uma injustiça, já que as policiais civis têm esse benefício.

O serviço policial militar exige um sacrifício adicional em relação à maioria dos servidores, as mulheres que se alistam na Corporação revelam uma coragem admirável e merecem todo nosso apoio e respeito.

Estendemos nossos parabéns às esposas, filhas e mães de policiais militares que também vivem as alegrias e as angústias diárias, dando suporte emocional a quem abraça essa carreira tão peculiar.

Obrigado mulheres, vocês tornam nossas vidas muito mais especiais! Felicidades! Contem conosco!

alesp