Estado de São Paulo Transparência ALESP
23/03/2018 18:29

Mulheres que lutam contra o preconceito recebem homenagem

Da redação - Fotos: Marco Antonio Cardelino e Carol Jacob


Download
Mesa da sessão solene

A Assembleia Legislativa homenageou na última sexta-feira (23/3) mulheres que se destacaram na sociedade por lutarem contra preconceitos. Na sessão solene, presidida pela deputada Leci Brandão (PCdoB), elas receberam a Medalha Theodosina Rosário Ribeiro, que desde 2015 recon­hece o trabalho e as ações des­sas mulheres.

Em discursos de agradeci­mento, a ativista do Festival Comunitário Negro Zumbi (Feconezu) lembrou a morte da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco, e disse que "esse momento não é de choro, é de luta".

Leci
Brandão elogiou as mulheres presentes. "Todas batalharam, sofreram e pas­saram necessida­des, mas hoje chegaram nes­sa assembleia para serem home­nageadas. É muita emoção."

Além da deputada, a mesa da sessão foi composta pela coordenadora de Políticas Públicas para a População Negra e Indígena do Governo do Estado de São Paulo Elisa Lucas, pela coordenadora do Departamento de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Direitos Huma­nos e Cidadania de São Paulo Mayara Belmonte Lanza e pela presidente estadual da União da Juventude Socialista (UJS) Renata Rosa.

A medalha recebe o nome da primeira mulher negra vereadora e deputada por 3 mandatos em São Paulo Theodosina Rosário Ribeiro, que também foi vice-presidente da Assembleia Legislativa.

Homenageadas da 6ª edição da Medalha

Bernadete (cantora e intér­prete)

Érica Malunguinho (artista)

Amanda Negrasim (rapper e cantora)

Laís Moreira (porta-bandeira)

Fabiana Dal"mas (promotora de justiça)

Maria Cícera Mineiro da Silva (líder comunitária)

Marilândia Franzão (pedagoga)

Joana D"arc (cientista)

Edna Maria Andrade (sindicalista)

Rita Mesquita (professora de dança)

Jenny Teixeira Francisco (representante da Pastoral Afro)

Débora Garcia (gestora cultural e poetisa)

Joana Barros (baiana da Vai-Vai)

Mãe Manaundé, que faleceu e 2004 e foi homenageada por meio da mãe Pulquéria.

Público presente Claudia Luna Renata Rosa Magali Mendes Débora Garcia Jenny Teixeira Francisco Laís Moreira Amanda Negrasim Mãe Pulquéria Érica Malunguinho Homenageadas Sessão solene Medalha Theodosina Rosário Ribeiro Mariana Delchiaro Edna Maria Andrade Bernadete Joana D' arc Maria Cícera Mineiro da Silva Elisa Lucas Leci Brandão Mayra Belmonte Lanza Marilândia Frazão Rita Mesquita Fabiana Dal ' mas Joana Barros Homenageadas Joana Barros e Leci Brandão