Programa de metas para redução de mortes violentas


03/04/2018 11:45 | Da assessoria do deputado Raul Marcelo

Compartilhar:


Com o objetivo de dar transparência às ações de redução da violência, o deputado Raul Marcelo apresentou no último dia 2/3, na Alesp, o Projeto de Lei 115/2018, instituindo o Programa de Metas para a Redução das Mortes Violentas no Estado de São Paulo.

Em números absolutos, o Estado lidera o ranking de mortes violentas da Federação. No período de 10 anos (2002 a 2012), somaram-se 65.735 mortes por armas de fogo. De 2011 a 2012, houve aumento de 15,9% no número de mortes por armas de fogo, sem contabilizar as mortes violentas por outros meios que não são objeto de dados estatísticos.

"É evidente a necessidade de a administração estadual adotar medidas para reduzir o número de mortes por armas de fogo. Uma parte desses homicídios deve-se à letalidade da segurança pública, mas outra expressiva parcela das vítimas são os próprios policiais", comentou. "Na maioria dos casos, estão complementando a renda com os conhecidos "bicos", expondo suas vidas a condições arriscadas de trabalho em jornadas extenuantes, em razão da remuneração insuficiente que o Estado presta aos policiais", completou.

De acordo com a justificativa do projeto de lei, o governador apresentará nas revisões do Plano Plurianual (PPA) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a serem encaminhadas à Alesp no primeiro ano do seu mandato, o programa de metas de sua gestão para a redução das mortes violentas no Estado.

alesp