Opinião - Denominação de escolas reconhece méritos reais


09/04/2018 13:35 | Welson Gasparini

Compartilhar:


Em artigo recente, comentei a incompreensão de parcela da opinião pública quanto ao trabalho desenvolvido pelos deputados estaduais, com muitos considerando indicações, projetos autorizativos ou de nomeação de prédios/vias públicas como "oba oba" por não trazerem benefícios diretos à população. Discordei, evidentemente, dessa avaliação porque entendo que, quando se homenageia alguma pessoa por ter prestado relevantes serviços para determinada comunidade esse reconhecimento público é uma forma, até mesmo, de se dar exemplos aos mais jovens e aos demais moradores daquela comunidade; quando alguém presta serviços ou tem atuação relevante numa comunidade ele se torna, assim, um exemplo a ser seguido. Precisamos, mais do que nunca, de bons exemplos. Portanto, homenagear quem merece, a meu ver, é sim um ato de justiça a um procedimento meritório. Eu me senti, assim, gratificado ao receber, em Ribeirão Preto, recentemente, o secretário estadual da Educação, José Renato Nalini, para a denominação oficial de quatro escolas da cidade: EE Bairro Dom Bernardo José Miele (passou a denominar-se EE Professor Lauro Bigélli), EE Jardim Jóquei Clube (passou a denominar-se EE Professora Nair Guilhermina Pinheiro Nogueira), EE Jardim Monte Carlo (EE Vereador José Velloni) e EE Jardim Progresso (EE Professora Julieta Fernanda Sousa Taranto). Essas denominações foram possíveis por meio de projetos de lei que apresentei na Alesp, sancionados pelo governador Geraldo Alckmin, a partir de indicações apresentadas na Câmara Municipal de Ribeirão Preto pelo vereador Mauricio Gasparini.

O evento de denominação dessas unidades contou, também, com a participação do prefeito Duarte Nogueira Júnior, da dirigente Regional de Ensino de Ribeirão Preto professora Simone Maria Locca e de diretores das quatro escolas denominadas: Andreia Ferreira Tavares - EE Nair Guilhermina Pinheiro Nogueira, Antônio Sergio Pereira - EE Professora Julieta Fernanda Sousa Taranto, Cassio Luiz de Oliveira - EE Vereador José Velloni, e Telma Elena dos Reis Valdevite - diretora da escola estadual Professor Lauro Bigelli, ao lado de vice-diretores, supervisores de ensino e familiares dos homenageados.

Além de reverenciar a memória de personalidades do nível de Julieta Taranto (a benemérita presidente da Liga das Senhoras Católicas e responsável pela Creche Modelo da Vila Virginia), Nairzinha Nogueira (excepcional na atuação ao lado de seu marido, o saudoso prefeito Duarte Nogueira), José Velloni (incansável em seu trabalho pela comunidade ribeirão-pretana) e o professor Lauro Bigelli, também propus o nome do professor Divo Marino para a escola Portal do Alto, igualmente em Ribeirão Preto. Uma homenagem - a exemplo das demais - necessária e significativa: Divo foi meu secretário da Cultura, em meu terceiro mandato como prefeito da cidade e, nessa condição, idealizou duas das principais obras culturais de Ribeirão Preto: o Museu de Arte de Ribeirão Preto (Marp) e o Arquivo Público e Histórico da cidade. Divo Marino, não canso de frisar, foi e sempre será uma das mais importantes referências culturais de Ribeirão Preto, além de ser meu eterno professor e amigo.

Welson Gasparini é deputado pelo PSDB e ex-prefeito de Ribeirão Preto

alesp