Programa para a saúde de policiais


17/04/2018 11:13 | Da assessoria do deputado Raul Marcelo

Compartilhar:


As comissões permanentes da Assem­bleia Legislativa apreciarão o Projeto de Lei 232/2018, proposto pelo deputado Raul Marcelo (PSOL), que cria o Programa de Segurança e Saúde no Trabalho dos Agentes de Segurança Pública. Es­tão in­cluí­dos policiais militares e civis e inspetores prisionais.

A iniciativa, protocolada na última se­gunda-feira (16/4), consiste em três eixos: garantir a vida, os direitos e a dignidade dos trabalhadores da segurança; prevenir doenças laborais pelo mapeamento dos principais riscos à saúde e segurança e fornecer o atendimento adequado aos agentes que enfrentarem problemas físicos ou psíquicos.

Segundo dados do 11º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 437 policiais foram mortos em 2016 " 17,5% a mais do que em 2015. Os agentes de segurança têm cinco vezes mais chances de serem assassinados do que a população geral. Informações do levantamento, refe­rente a 2013, demonstra­­ram que 15% dos policiais já foram diagnos­ticados com algum distúrbio psicológico.

"Os servidores públicos que trabalham na segurança pública estão mais vulneráveis aos altos índices de criminalidades que assolam a sociedade. As mortes de policiais no exercício de suas funções ou em razão dela não podem ser tratadas como efeito natural da política de segurança pública", afirmou Raul Marcelo.

alesp