Audiência discute proibição de pulverização aérea de agrotóxicos


24/04/2018 11:19 | Da assessoria do deputado Afonso Lobato

Compartilhar:


A Comissão de Meio Ambiente da Alesp realizará na próxima quarta-feira (25/4), às 10h, audiência pública para discutir o Projeto de Lei 405/2016, de autoria do deputado Afonso Lobato, que proíbe a pulverização aérea de agrotóxicos no Estado de São Paulo.

O projeto já vem sendo debatido desde o ano passado em reuniões e audiências públicas realizadas na Alesp, na Câmara de Catanduva e mais recentemente na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) de Botucatu.

Afonso Lobato enfatizou que o Brasil "é o país que mais consome agrotóxicos no mundo" e a pulverização, além de se mostrar ineficiente em diversos casos, traz riscos para a saúde humana e para o equilíbrio do ecossistema.

"Isso compromete a qualidade de vida e a sobrevivência de diversas espécies, principalmente das abelhas, as responsáveis pela polinização de uma grande parte dos nossos alimentos", afirmou. Segundo pesquisas, cerca de 70% de todas as culturas agrícolas dependem dos polinizadores e 1/3 dos alimentos que chegam à mesa precisam deles para serem cultivados.

No Estado de São Paulo, segundo ele, há provas de problemas de saúde pública e de contaminação ambiental, além de mortandade de abelhas em várias regiões, principalmente onde o agronegócio predomina.

alesp