Maio Vermelho: combate ao tabagismo e prevenção do câncer de bexiga


08/05/2018 11:56 | Da assessoria do deputado Fernando Capez

Compartilhar:


Com o objetivo de chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce e o tratamento do câncer de bexiga, a Sociedade Brasileira de Urologia de São Paulo (SBU/SP) promove campanha de conscientização com todo o Estado, dada a relevância do assunto, no mês de combate ao tabagismo, também chamado de Maio Vermelho. Segundo estimativas, o câncer de bexiga afeta 2,4% da população no país.

No dia 8/5, na Alesp, o urologista Roberto Vaz, diretor da SBU/SP, coordenador e idealizador da campanha, membro do Instituto de Urologia do Hospital Alemão Oswaldo, fez uma palestra sobre a importância da prevenção, os sintomas iniciais da doença e os últimos tratamentos disponíveis. Durante o mês de maio, o prédio da Alesp será iluminado em vermelho.

Já foi comprovado que esse tipo de tumor tem relação direta com a prática do tabagismo, com acometimento maior em pessoas com mais de 40 anos e, em 60% dos casos, atingindo indivíduos entre 65 a 85 anos. A contribuição do tabaco no aumento de casos é decorrente da absorção dos componentes químicos presentes no cigarro.

De acordo com o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), a probabilidade de desenvolver o câncer de bexiga é três vezes maior na população fumante do que na não-fumante. Levantamento realizado em pacientes amostrou que, 65% dos casos em homens e 25% nas mulheres estão diretamente ligados ao hábito de fumar.

alesp