Opinião - Envelhecer com respeito e dignidade


23/05/2018 11:40 | Célia Leão

Compartilhar:


No começo deste mês o IBGE divulgou uma pesquisa que apontou um aumento expressivo na população de pessoas idosas no Brasil. Os dados indicam um percentual de 17% da nossa população, cerca de 25 milhões de cidadãos com ou acima de 61 anos de idade.

Em 2017 o órgão estimava a população brasileira em torno de 198 milhões de habitantes. Hoje este número já saltou para 207 milhões, representando um aumento de 4,2% entre os dois períodos. Entre 2012 e 2017 o grupo de pessoas na faixa dos 61 anos passou de 12,8% para 14,6%, revelando um crescimento gradativo e expressivo de idosos em nosso país.

Os fatores deste crescimento são muitos, principalmente o aumento do acesso a serviços de saúde e de saneamento básico. A expectativa é que, até 2055, o número de pessoas com mais de 60 anos supere o de brasileiros com até 29 anos.

Outro dado importante apontado na pesquisa é que 56% dos idosos brasileiros são mulheres, cerca de 16,9 milhões, enquanto que os homens idosos são 13,3 milhões. O IBGE revelou ainda que estas pessoas, da chamada terceira idade, estão aproveitando a velhice para voltar a estudar, investir mais em lazer e retornando ao mercado de trabalho.

Tudo isso nos leva à uma reflexão profunda sobre o tema. O Brasil, que já foi décadas considerado um país extremamente jovem, vem acompanhando uma tendência que é mundial, da longevidade, com qualidade de vida.

As pessoas estão vivendo mais e melhor, e isso é um alento para todos nós. O avanço da medicina e da conscientização sobre o uso de programas de prevenção de saúde, têm levado a este cenário social tão positivo e promissor. A expectativa de vida, diz o IBGE, em 2055, será de 79 anos para homens e de 84 anos para as mulheres.

Na Assembleia Legislativa de São Paulo temos direcionado o nosso trabalho também neste sentido, de criar políticas públicas que possam melhorar, cada vez mais, a vida dos nossos idosos. Um dos projetos que temos apoiado com ênfase é o da Vila Dignidade, que visa a construção de moradias em pequenas vilas, com áreas de convivência social para pessoas da terceira idade.

Envelhecer, fazer parte da "melhor idade", é uma benção concedida a muitas pessoas. E o respeito aos idosos, como exemplos de quem já passou por todas as fases da vida, que têm muito a nos ensinar, com o apoio das famílias, deve ser a tônica do nosso trabalho, sempre.

Célia Leão é deputada pelo PSDB

alesp