Opinião - O Brasil nas mãos de todos nós


05/06/2018 12:21 | Deputado Davi Zaia

Compartilhar:


Muita gente pergunta a minha opinião sobre o futuro de nosso país. Respondo que é sempre difícil vislumbrar algo à frente quando não temos um presente consistente. E, a meu ver, essa é a condição atual de nosso país.

Como exemplo, cito a economia brasileira: tínhamos a expectativa de que voltasse a crescer cada vez mais forte, mas isso não está acontecendo. Conseguimos sair da recessão, é verdade, contudo ainda caminhamos a passos lentos. As projeções de nosso Produto Interno Bruto (PIB), por exemplo, vêm caindo, o que demonstra claramente que nossa capacidade de crescimento ainda é tímida.

Mas o que nos impede de crescer robusta­mente se nossa inflação está controlada, nossa taxa de juros (Celic) é a mais baixa de todos os tempos, na casa dos 6,5%, nossas condições macroeconômicas estão favoráveis? Essa é outra pergunta que sempre me fazem.

E como resposta, digo que nosso cenário político continua instável. Há menos de cinco meses para as eleições, as pessoas não arriscam vislumbrar o que acontecerá com o país. Com isso, nosso futuro segue incerto.

E é justamente esse o problema, pois a única certeza que temos é de que o próximo a governar o Brasil terá de fazer profundos ajustes, a começar pelo gasto público e pelo equilíbrio fiscal. O candidato eleito terá de estabelecer critérios muito claros, a fim de permitir o investimento público, ao mesmo tempo que deverá dar segurança ao setor privado para também investir.

É por isso que nós, do PPS, temos uma posição definida quanto ao apoio à viabilidade da candidatura de Geraldo Alckmin a presidente da República. Geraldo tem experiência comprovada e capacidade de gestão.

Enquanto alguns estados faliram, São Paulo investiu na construção de hospitais e Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), expansão do Bom Prato, obras nas estradas geridas pelo estado, em diversas regiões.

Não podemos iludir nossa gente com pretensos salvadores da pátria. Entretanto, precisamos estar dispostos a enfrentar o desafio de colocar o país de volta no eixo, e isso exige coragem e muito trabalho. E isso está em nossas mãos.

Davi Zaia é deputado pelo PPS

alesp