Governador sanciona lei que cria o cargo de Técnicos em imobilizações Ortopédicas


13/06/2018 17:49 | Da assessoria do deputado Jooji Hato

Compartilhar:


A Lei 17.765 de 12/06/2018 de autoria do deputado Jooji Hato foi publicada hoje (13/6) no Diário Oficial e atende a uma reivindicação de décadas dos técnicos em imobilizações ortopédicas. A partir de agora, esta importante categoria da área da saúde no estado de São Paulo estará amparada pela lei.

Os técnicos em imobilizações ortopédicas, também conhecidos como técnicos em gesso, somam cerca de 100 profissionais no estado e embora estejam na grande maioria dos hospitais públicos e privados, além de clínicas ortopédicas, não tinham sua profissão regulamentada.

A regulamentação trazida pela lei vai proteger tanto os profissionais quanto os pacientes, pois exigirá a implantação de concursos públicos para o preenchimento das vagas que serão ocupadas apenas por pessoas habilitadas. Atualmente os ocupantes dos cargos se encontram em desvio de função, e muitas vezes não tem a devida habilitação.

A lei também vai proteger os direitos desses trabalhadores e permitir o aperfeiçoamento e a capacitação dos mesmos.

"É uma felicidade saber que após tantos anos de luta conseguimos sensibilizar o poder público para a resolução deste problema na área da saúde. Os pacientes ficarão mais seguros tendo certeza que o profissional que lhe presta atendimento está devidamente habilitado, o que hoje não ocorria. E por outro lado, os profissionais terão seus direitos assegurados e um plano de carreira para a categoria", finaliza o deputado Jooji Hato.

alesp