Contratos da prefeitura de Sorocaba com empresas ligadas à Operação Prato Feito


25/06/2018 11:23 | Da assessoria do deputado Raul Marcelo

Compartilhar:


O Ministério Público instaurou na quinta-feira (21/6) inquérito civil para apurar eventual ocorrência de improbidade administrativa envolvendo o atual prefeito de Sorocaba, José Crespo.

O promotor de justiça Marcelo Sigari Moriscot recebeu, em 18 de maio, uma representação do deputado Raul Marcelo pedindo a rescisão de todos os contratos que a administração pública sorocabana mantenha com as empresas investigadas pela Operação Prato Feito, deflagrada no dia 9 de maio.

De acordo com o inquérito, a prefeitura de Sorocaba já foi oficializada para que apresente, no prazo de 90 dias, documentos firmados com 28 empresas ligadas ao fornecimento e distribuição de alimentos na cidade. Quem ficará responsável pelo caso será a promotora Juliana Chagas Moreira Gomes.

 Em escutas telefônicas, pessoas investigadas afirmam expressamente terem relação dentro da prefeitura de Sorocaba na atual gestão, inclusive com a participação do responsável por sua campanha eleitoral de 2016, o lobista Eládio, que tem interesse em intermediar as terceirizações na cidade, como saúde e educação. Em um dos áudios, Eládio se empolgou em conversar com pessoas ligadas a Sorocaba, pois ficou sabendo que Crespo quer "terceirizar tudo".

"Com base em áudios, pesquisas e vigilância, o laudo pericial mostra claramente que o contrato vigente com a Pack Food, atual empresa que fornece a merenda escolar em Sorocaba, precisa ser reincidido o quanto antes diante dessas denúncias gravíssimas", afirma Raul Marcelo, que propôs a apresentação de uma representação ao MPE, no dia 18 de maio. À imprensa regional, a Prefeitura de Sorocaba afirmou que não vai cancelar o contrato com a empresa ligada ao Grupo Coan.

alesp