Anhembi Morumbi, Fiam e FMU demitem 176 professores


03/07/2018 14:54 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:


Carlos Giannazi protocolou requerimentos nas comissões de Educação e de Relações do Trabalho convocando o representante do grupo Laureate Education para depor sobre a demissão em massa de professores e a precarização do ensino nas faculdades que passaram a ser controladas pelo fundo de investimento norte-americano.

Nos últimos dias, foram demitidos 90 docentes da Anhembi Morumbi, 66 da FMU e 20 da Fiam, e existem informações de que haverá ainda mais demissões.

"A Laureate está demitindo professores qualificados, com mestrado, doutorado e pós-doutorado, para contratar profissionais sem titulação, com salários muito inferiores. Isso é uma afronta não só aos professores, mas também aos alunos, já que é certa a queda na qualidade do ensino". O deputado também relatou diversas reclamações dos alunos, cujos cursos tiveram mudança da grade curricular e redução na carga horária de diversas disciplinas. "Isso aconteceu sem que houvesse nenhum tipo de consulta. É uma quebra de contrato."

Giannazi lembrou que esta não é a primeira demissão em massa realizada pelo grupo. Em 2017, a FMU já havia demitido mais de 300 professores, passando a oferecer algumas disciplinas somente na modalidade de educação a distância (EaD). "A única preocupação da Laureate é garantir o lucro rápido e fácil dos investidores estrangeiros", lamentou o deputado, que também pediu providências ao MEC e ao Ministério Público.


alesp