Opinião - Uma associação de integração comunitária maravilhosa!


04/07/2018 15:54 | Atividade Parlamentar | Do deputado Welson Gasparini

Compartilhar:


Em meu escritório regional de Ribeirão Preto - ao lado do vereador Mauricio Gasparini (presidente do Parlamento Regional Metropolitano da Região Metropolitana de Ribeirão Preto) - mantive, recentemente, encontro com dirigentes da Associação Cristã de Moços (uma organização existente, internacionalmente, há 174 anos, sempre procurando apoiar as comunidades nas quais se insere).

A comitiva foi integrada pelo presidente da ACM São Paulo, Jose Antônio Antiório; pela secretária executiva geral das ACM, Marísia Donatelli; pelo presidente da ACM unidade de Ribeirão Preto, Marcos Mazer; pelo secretário das ACM de São Paulo, Flávio Rosa; pelo diretor das ACM São Paulo, José Carlos Carvalho; pelo secretário da ACM de Ribeirão Preto, Fábio Sampaio e pelos conselheiros da ACM de Ribeirão Preto Plauto Garcia Leal Filho e Paulo Prado. Na visita de cortesia, recebi um livro sobre aquela entidade e tomei conhecimento do projeto de expansão da unidade de Ribeirão Preto, ao custo de R$ 2,5 milhões, prevendo mais 1200 m2 de área construída e ampliação do quadro associativo dos atuais 2800 para 3500 associados.

Trata-se de uma entidade que, em todo o Estado de São Paulo, vem realizando expressivo trabalho de valorização do ser humano, bem como no fortalecimento das pessoas, famílias e comunidades.

O movimento Acemista está presente hoje em 119 países, com 11.200 sedes, e conquistou 725 mil voluntários, sendo reconhecido como um dos maiores e mais antigos movimentos de jovens do mundo. É um movimento internacional de voluntários e profissionais, sempre defendendo alguns valores básicos: honestidade, respeito, responsabilidade e solidariedade.

Durante 174 anos de uma história muito bem vivida ela obteve importantes conquistas, entre tais: 2 prêmios Nobel da Paz, uma cadeira no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Organização das Nações Unidas e duas Taças Olímpicas. Dentro da ACM, por sinal, nasceu a Cruz Vermelha Internacional e também lhe coube, entre outros feitos expressivos, a introdução da comemoração do "Dia das Mães" no Brasil.

A Divisão de Desenvolvimento Social - um dos seus departamentos - materializa sua missão institucional de fortalecer os vínculos familiares e comunitários dos beneficiados dos programas sociais da ACM - São Paulo. Cabe a essa área, ainda, orientar os profissionais e voluntários, atuantes nos 20 pontos de atendimento social, sobre as diretrizes e regulamentações da Política de Assistência Social das prefeituras e do governo do estado de São Paulo. Ajudar as famílias a formar cidadãos conscientes de seu papel na comunidade é um dos compromissos levados avante por esse segmento da ACM - São Paulo; com mais de 80 anos no Brasil a ACM, por sinal, tem sido uma parceira efetiva de famílias e comunidades na formação integral de crianças e adolescentes. Ao defini-la como "uma instituição que mostra a sublime vocação espiritual do homem" o grande líder Mahatma Gandhi deu a medida da sua grandeza.

Rogo a Deus para amparar os dirigentes e voluntários da Associação Cristã de Moços, todos eles dotados de idealismo e amor ao próximo.

Welson Gasparini é deputado estadual pelo PSDB


alesp