Pedido de esclarecimentos sobre campus da Unesp


12/02/2019 11:53 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Carlos Cezar

Compartilhar:


Professores e alunos da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) estão preocupados com o possível fechamento de alguns campi, em razão de dificuldades financeiras e da redução do repasse do Governo do Estado de São Paulo para a universidade. Um dos reflexos da crise financeira é que professores estão sem receber o 13º salário e a população de algumas cidades do interior de São Paulo, em conjunto com autoridades, já se mobiliza para tentar evitar cortes e, até mesmo, o fechamento de alguns campi. Quase 10 mil pessoas já assinaram um abaixo-assinado virtual.

Um dos que poderiam ser fechados é o de Itapeva, que existe desde 2003 e oferece dois cursos de graduação - engenharias industrial madeireira e de produção, com 40 vagas anuais cada. Se o campus fechar, os cursos serão realocados para outra unidade. Em todo o país, a Unesp atende 53 mil alunos de graduação e de pós-graduação em uma rede de 34 unidades universitárias localizadas em 24 cidades paulistas.

O deputado Carlos Cezar protocolou um requerimento de informação, que será enviado ao governador João Doria, para esclarecimento desse caso. "Não podemos deixar que esse fato ocorra, já que essa instituição de ensino é tão importante para a região do Sudoeste Paulista, a qual se desenvolveu muito nesses 15 anos com a instalação da universidade. O governador não pode permitir isso", afirmou o deputado.


alesp