Cobrança pelo repasse do governo para a Unesp


14/02/2019 15:25 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputada Márcia Lia

Compartilhar:


A deputada Márcia Lia ocupou na quarta-feira (13/2) a tribuna da Alesp para cobrar ação do governo estadual em relação ao futuro da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), que anunciou o cancelamento do vestibular de meio do ano, realizado há 18 anos, e que ainda nem pagou o 13º salário de funcionários. A situação financeira da universidade é grave. Em 2017, o déficit financeiro chegou a R$ 230 milhões e, em 2018, perto dos R$ 300 milhões.

"A Unesp é a universidade pública que está em todo o interior, tem um trabalho belíssimo de pesquisa, de graduação e de pós-graduação que precisa ser preservado", afirmou a deputada. Ela lembrou que a universidade não tem recursos para repor docentes aposentados ou que deixam a universidade e que há obras paradas, e criticou o cálculo da cota-parte de ICMS destinada à Unesp (além de USP e Unicamp).

Márcia ainda conclamou os deputados a assumirem a defesa da Unesp. "Esse é um assunto grave, que deve ser debatido com os deputados, porque não podemos correr o risco de ver uma universidade acabar por falta de atenção do Poder Público."

Márcia Lia disse que, estimulada pelos governos, a Unesp ampliou o número de campi, de oferta de cursos e de vagas, "só que não recebeu os recursos acordados pelos governos anteriores e agora tem dificuldade para até repor docentes".


alesp