Reitor da Fundação Santo André deverá explicar demissão de professores


26/02/2019 12:50 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:


O deputado Carlos Giannazi apresentou requerimentos às comissões de Educação e de Relações do Trabalho da Alesp, pedindo a convocação do reitor da Fundação Santo André (FSA), Francisco Milreu, para que explique a demissão de dezenas de professores e funcionários do centro universitário mantido pela prefeitura.

"Há uma afronta à história desses docentes, que trabalham na instituição há quase 30 anos e que agora estão sendo descartados sem nem ao menos direito às verbas rescisórias", afirmou o parlamentar, que recebeu uma comitiva de professores desligados, acompanhados do presidente do Sinpro ABC, José Jorge Maggio.

Segundo o professor Ricardo Alvarez, que atuou por 26 anos na FSA, os desligamentos têm caráter político e atingiram os professores que lutam pela democracia interna. "Eles vêm com a desculpa de que houve contratação irregular. Eu fiz concurso público e muitos outros fizeram. Mas o próprio reitor que iniciou a sindicância admitiu que ele mesmo entrou sem concurso, no final dos anos 1980."

Por conta da crise por que passa a instituição, há três anos os professores e funcionários não recebem o salário integral, mas só agora tornou-se público que os maiores salários, destinados à reitoria, eram pagos integralmente.

Desde 2004, o município não subsidia a FSA, que aumentou as mensalidades " o que fez o número de matrículas cair de 12 mil para 4,4 mil.


alesp