Aprovada criação do Centro Regional de Transplantes do Vale do Paraíba


27/02/2019 13:16 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Dr. Itamar

Compartilhar:


A Alesp aprovou na terça-feira (26/2) projeto de lei do deputado Dr. Itamar que autoriza o governo estadual a criar e implantar o Hospital Regional de Transplantes do Vale do Paraíba.

Pela proposição, o hospital deverá ser ligado à Santa Casa de São José dos Campos " única instituição da região credenciada para fazer transplantes de fígado e de rins. A direção da Santa Casa já colocou à disposição do estado um terreno para receber as obras.

"A Santa Casa de São José já é o terceiro hospital mais importante do estado na realização de transplantes. Tem um corpo técnico altamente capacitado e, com a nova unidade, poderá atuar também nos transplantes de pâncreas, medula óssea e coração", enfatizou o deputado Dr. Itamar.

Implantado em 2009, o Centro de Transplantes Hepáticos da Santa Casa já fez 270 cirurgias nessa especialidade, com taxa de sucesso superior a 90%, e tem parcerias com profissionais do Hospital das Clínicas da Universidade São Paulo e do Hospital da Beneficência Portuguesa.

Assim que for instalado, o novo hospital contribuirá para reduzir a pressão de demanda nos hospitais da capital, que hoje recebem pacientes de todo o país. A unidade terá centros cirúrgicos e de tratamento intensivo, equipamentos modernos e quartos para os pacientes.

O projeto de lei segue agora para sanção pelo governador João Doria.


alesp