Opinião - Honestidade, capacidade, idealismo e coragem!


07/03/2019 18:42 | Atividade parlamentar | Welson Gasparini

Compartilhar:


A nação brasileira vive um dos momentos mais tristes de sua história. Todos os dias os jornais e as emissoras de rádio e de televisão anunciam, com grande destaque, os escândalos dos atos de corrupção envolvendo administrações públicas e privadas.

Enquanto falta dinheiro para setores básicos como educação, saúde e segurança pública, sobram os casos de desvios de milhões e até mesmo bilhões de reais tirados das administrações públicas e indo para os bolsos de corruptos e desonestos.

Os nossos presídios - conforme eu tenho me referido em diversos pronunciamentos na tribuna da ALESP - estão superlotados de bandidos, mas são raros os casos de estarem presos os grandes ladrões. Estes, os ladrões da chamada -elite-, geralmente contratam advogados de alta competência e espertos o suficiente para aproveitar as falhas de nossas leis e a morosidade do Poder Judiciário em suas decisões finais e, assim, conseguem mantê-los livres de cumprir penas pelos crimes praticados.Em alguns momentos chegamos a pensar: o drama vivido pelo Brasil não tem solução e, assim, teremos de conviver com estas injustiças.

Mas, na verdade, o Brasil pode sair desta situação e para isto é preciso que os brasileiros reajam e aproveitem o próprio processo democrático para escolher políticos capazes de aperfeiçoar nossas leis no Legislativo e no Executivo de forma a realizar reformas e ações garantidoras de uma vida de justiça e de paz para todos, acabando com a corrupção e colocando na cadeia os corruptos e ladrões.

Somente bons políticos poderão construir este novo Brasil tão desejado por todos os brasileiros: basta o eleitor saber, através do voto, escolher candidatos dele realmente merecedores .

Para escolher os bons " conforme tenho pregado incessantemente - é fundamental que eles possuam quatro qualidades fundamentais: honestidade, capacidade, idealismo e coragem. Os escolhidos têm de ser honestos mas não basta apenas a honestidade: é preciso, também, serem capazes de exercer suas atividades com a lisura esperada de um administrador ou legislador.

Honestos e capazes sim mas, também, idealistas: isto é, detentores de valores morais, éticos e espirituais para alicerçar os seus comportamentos.

E, finalmente além dos escolhidos serem honestos, capazes e idealistas - como corolário de todas essas virtudes - que tenham igualmente coragem para enfrentar os desafios de uma conjuntura adversa para conquistar o novo Brasil tão desejado pelos brasileiros.

Não será fácil, mas também não será impossível encontrarmos líderes políticos dotados destas quatro qualidades fundamentais num homem público: Honestidade, Capacidade, Idealismo e Coragem.

Welson Gasparini é deputado estadual e ex-prefeito de Ribeirão Preto

alesp