MP poderá apurar discriminação contra alunos em shopping


25/03/2019 11:38 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Beth Sahão

Compartilhar:


A deputada Beth Sahão apresentou denúncia ao Ministério Público (MP) do Estado de São Paulo contra o Shopping JK Iguatemi, na zona sul de São Paulo. No último dia 18/3, um grupo de estudantes de escolas públicas de Guaratinguetá teve sua entrada barrada no local por uma funcionária, sob a alegação de que ali seria um "ambiente de elite". Na avaliação da parlamentar, a atitude foi discriminatória e fere o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

No ofício encaminhado ao MP, no dia 21/3, Beth solicitou a instauração de procedimento a fim de apurar a prática de eventuais crimes por parte da empresa e solicitou que, caso sejam constatadas irregularidades, os responsáveis sejam processados.

"Parece que os funcionários do estabelecimento possuem descrição de clientes padronizados e procuram impedir o acesso de pessoas que não seguem o mesmo padrão social dos costumeiros clientes, como assim deixou claro a funcionária que se dirigiu aos professores das crianças das escolas municipais de Guaratinguetá, para tentar impedi-los de uso dos espaços públicos no estabelecimento, com escusa discriminatória e criminosa", afirmou a deputada, no documento.

"Estamos em pleno ano de 2019. É inadmissível que grandes empresas pratiquem discriminação de pessoas como se vivêssemos numa sociedade de castas. O Brasil é uma democracia", afirmou Beth.


alesp