Central de Penas Alternativas inaugura nova sede em Franca


25/03/2019 12:00 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Roberto Engler

Compartilhar:


A Secretaria Estadual da Administração Penitenciária (SAP) inaugurou nova sede para a Unidade de Atendimento de Reintegração Social, onde opera a Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA) de Franca. A unidade atenderá agora no prédio do Centro Integrado Regional de Governo (Cirg), no centro.

Uma das 76 que atuam em todo o Estado de São Paulo, a CPMA, em funcionamento na cidade desde outubro de 2017, é fruto de parceria da SAP com o Poder Judiciário e contou com o trabalho do deputado Roberto Engler para sua implantação.

"A mudança propiciará melhor estrutura para a Central de Penas Alternativas. O trabalho que já vem sendo feito pela unidade é motivo de orgulho", ressaltou Roberto Engler.

A Central de Penas e Medidas alternativas dá uma segunda chance a quem cometeu delitos de baixo potencial ofensivo, permitindo que o pequeno infrator preste serviços à comunidade à qual pertence, utilizando suas habilidades e conhecimentos para "pagar" sua dívida com a justiça e a sociedade sem ser exposto ao cárcere e mantendo o vínculo familiar e social.

O índice de reincidência observado no programa é de apenas 3,4%, e o custo por apenado nessa modalidade penal é em média de R$ 26,49. Esses dados demonstram a eficácia do programa e o valor pedagógico da aplicação das penas alternativas.


alesp