Governo poderá instituir campanha sobre herpes zóster


26/04/2019 12:47 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Edmir Chedid

Compartilhar:


O governo estadual, por intermédio da Secretaria da Saúde, poderá instituir nos próximos anos a Campanha de Conscientização sobre o Zóster, de acordo com proposta do deputado Edmir Chedid. A iniciativa consta do Projeto de Lei 1051/2015, pronto para a Ordem do Dia.

O intuito é promover ampla divulgação no estado sobre características dessa doença " também conhecida como "cobreiro" ", causas e tratamentos dos sintomas, bem como indicação das medidas preventivas a serem adotadas.

"Esse projeto de lei foi elaborado a partir da indicação de médicos especialistas e já está pronto para análise final dos parlamentares. A expectativa é que possa ser analisado e votado ainda neste ano, para que comece a vigorar a partir de 2020 no estado", afirmou Chedid.

De acordo com o parlamentar, a campanha deverá ser realizada por meio da veiculação de anúncios nos meios de comunicação, como internet, jornal e rádio.

"Depois de desenvolver a catapora, normalmente na infância, o indivíduo fica com o vírus adormecido no sistema nervoso. Quando ocorre queda de imunidade, pode surgir a reativação do vírus e o zóster. Seu principal sintoma, além das pústulas, é a dor intensa na extensão do nervo da medula espinhal até a pele", explicou o deputado.


alesp