Acompanhamento de CPI sobre barragem em Americana


26/04/2019 12:49 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Márcia Lia

Compartilhar:


A deputada Márcia Lia é membro substituto da comissão parlamentar de inquérito (CPI) que investigará a real situação da barragem Salto Grande, localizada na cidade de Americana.

A CPI Barragem Salto Grande tem como representante oficial do PT o deputado Luiz Fernando T. Ferreira, no entanto, deverá ser acompanhada de perto pela parlamentar, uma vez que meio ambiente, energia e população atingida por barragens " todos temas afetos dessa CPI " são assuntos debatidos pela deputada desde seu primeiro mandato.

A Salto Grande está localizada no rio Atibaia, que pertence à bacia hidrográfica do rio Piracicaba, em Americana. Inaugurada em 1949 e operada pela CPFL Renováveis, tem 22 metros de altura e três unidades geradoras de energia. Ao redor da barragem há condomínios e loteamentos fechados de alto padrão e loteamentos de chácaras de veraneio que dão acesso às praias Azul e dos Namorados.

Em novembro do ano passado, a Usina Salto Grande apareceu na lista de estruturas com alto riso de rompimento e dano potencial alto da Agência Nacional de Águas (ANA), o que levou o Ministério Público a abrir inquérito para apurar a situação da instalação no início deste ano.

"Depois da tragédia em Brumadinho, a ANA publicou a lista de barragens de alto risco e Salto Grande está entre as 45 unidades com potencial de rompimento. Não podemos fechar os olhos para esse relatório", afirmou a deputada Márcia Lia.


alesp