Apoio às santas casas de misericórdia


03/05/2019 13:00 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Enio Tatto

Compartilhar:


O 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Enio Tatto, encaminhou pedido ao governador do estado para que sejam destinados recursos orçamentários às santas casas de misericórdia dos municípios de São José dos Campos, Valinhos, São Bernardo do Campo e Fartura.

O deputado disse que os pedidos de recursos foram feitos pelas direções das instituições e observou: "Dados recentes apontam que no Brasil existem mais de 1,7 mil hospitais filantrópicos e santas casas, que colocam à disposição aproximadamente 300 mil leitos, sendo 38,8% deles destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS). São quase 300 milhões de atendimentos ambulatoriais e internações. Muitas vezes, esses hospitais são os únicos existentes nos municípios".

"As santas casas são centros médicos filantrópicos privados, que não cobram dos pacientes. O atendimento é financiado pelo SUS, que recebe recursos provenientes do Ministério da Saúde e complementado pelos governos do estado e dos municípios", acrescentou o parlamentar.

O deputado concluiu: "Esses hospitais são instituições de grande porte, mas vivem dificuldades financeiras no Estado de São Paulo, que tem responsabilidade para assegurar seu funcionamento. Sendo assim, é mais do que necessária a liberação de verbas para que as instituições continuem a prestar bons serviços".


alesp