Opinião - CONSEGs dão voz à população


07/05/2019 13:51 | Opinião | Deputado Tenente Nascimento

Compartilhar:


Os Conselhos Comunitários de Segurança, conhecidos como Consegs, criados em 1985, completam no dia 10 de maio próximo, 34 anos de criação. Poucos projetos ou programas de governo duram tanto tempo, passam por tantos governos e permanecem tão atuais e atuantes como os Consegs.

Desde a instituição desses conselhos comunitários, a sociedade civil organizada passou a ter uma forma eficiente e eficaz para dialogar com as autoridades responsáveis pela segurança pública na sociedade.

Os consegs se revelaram a melhor forma de o cidadão se reportar ao Poder Público, expondo os problemas relacionados a questões de segurança que ele, cidadão, vivencia e, muitas vezes, sofre, juntamente com sua família.

Nas reuniões desses conselhos, a população pode reivindicar, denunciar, propor ações, elogiar e reclamar sobre ações voltadas à segurança pública. Os Consegs dão voz à sociedade!

Por ocasião desta, queremos louvar o trabalho da Coordenadoria Estadual dos Consegs, que tem feito um trabalho maravilhoso de planejamento e gestão, comunicação e mobilização comunitária, assim como tem buscado capacitação e educação junto aos conselhos comunitários.

Atualmente, segundo aquela Coordenadoria, há 485 Consegs ativos no Estado de São Paulo, com cerca de 10 mil pessoas participando ativamente das reuniões mensais. São voluntários que, juntamente com membros natos das polícias civil e militar, e representantes do Poder Público local reúnem-se para discutir e buscar soluções para os problemas da comunidade.

Nosso reconhecimento e gratidão aos coordenadores, conselheiros comunitários, policiais e povo do Estado de São Paulo por mais esse exemplo de civismo e participação cidadã.

Segurança é sempre prioridade. Contem conosco, estamos à disposição para ajudar no que for preciso! Deus abençoe a todos nessa jornada!

Tenente Nascimento é deputado estadual pelo PSL.

alesp