Associação Instituto Histórico Militar presta homenagens na Alesp


14/05/2019 15:10 | Evento | Karina Freitas

Compartilhar:


A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou na última segunda-feira (14/5), no auditório Franco Montoro, um encontro da Associação Instituto Histórico Militar promovido pelo deputado Márcio da Farmácia (Podemos), que foi representado pelo sargento Galesco. A entidade inaugurada há pouco mais de um ano foi criada para resgatar, preservar e divulgar fatos e atividades relacionadas com a história militar e homenageou cerca de 100 pessoas entre civis, policiais civis e militares.

O diretor geral do Instituto, Roberto Tonin, falou um pouco sobre o significado de uma das medalhas entregues. "Uma das medalhas se chama Combatente da Força Pública. O nosso objetivo é prestar uma homenagem aquele período histórico da revolução constitucionalista de 1932, onde diante de uma opressão do governo central que rompeu as instituições, suspendeu a constituições, o habeas corpus, cria uma instabilidade social e política no país, então militares e civis se uniram para resgatar a democracia, resgatar as instituições e o respeito às leis.".

As condecorações abrangem também as medalhas Sangue e Bravura e a Bandeirante Domingos Jorge Velho, que foi concedida ao deputado Coronel Nishikawa do PSL. "Eu sempre digo, eu não sou político, eu estou político nesse momento, então é uma situação nova para nós, já estou 20 anos na reserva aposentado e 70 anos de idade, ou seja, não sou mais aquele moleque que vai saltitar, vai correr, mas dentro da moderação nós esperamos cumprir com a nossa tarefa de deputado".

Uma das homenageadas foi a Delegada Fernanda Rivaben que atua no Decap, Departamento de Polícia Judiciária da Capital. "Minha vida tem sido de dedicação a minha amada polícia civil, e estar aqui hoje pra mim é muito gratificante e é o reconhecimento do que eu tenho procurado fazer.", contou a responsável pelo primeiro atendimento para quem chega à delegacia do Parque São Jorge na capital paulista.

alesp