Apoio à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista


14/05/2019 12:22 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Enio Tatto

Compartilhar:


O 1º secretário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Enio Tatto, enviou ao governador do estado pedido para que determine aos órgãos competentes a destinação de recursos orçamentários para a construção de Centro de Apoio e Desenvolvimento da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), no município de Guaratinguetá.

"O Centro deve assistir, por meio de uma abordagem interdisciplinar, pessoas com o transtorno, caracterizado por dificuldades de interação social, deficiências verbais, físicas e padrões restritos e repetitivos de comportamento, de modo a estimular seu desenvolvimento intelectual e sua socialização", observou Tatto. 

"O TEA é considerado uma deficiência para todos os efeitos legais, de acordo com a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com TEA", acrescentou Tatto, autor do Projeto de Lei 511/2017, que institui, no âmbito do Estado de São Paulo, política voltada para os direitos dos que são afetados pelo transtorno. 

"O acompanhamento da pessoa com TEA envolve, em geral, a ação de profissionais de diversas áreas, como terapeutas ocupacionais, psicólogos e fonoaudiólogos. Esse atendimento ainda é precário para a população que dele necessita e não tem recursos, por isso é muito importante assegurar a assistência e o apoio a essas pessoas", concluiu Enio Tatto.


alesp